domingo, 22 de março de 2015

Conhecendo Nosso Corpo, fase 01



Aparelho locomotor humano. Entende-se por aparelho locomotor humano o conjunto dos sistemas ósseo e muscular. Compreende, pois, os ossos e cartilagens e suas uniões (articulações), os músculos estriados e seus órgãos anexos. Embora ossos e músculos da cabeça nada tenham que ver como a locomoção, são estudados conjuntamente com os sistemas ósseo e muscular. Já os músculos lisos e estriados integrantes das vísceras e o músculo cardíaco, constituinte principal do coração, são estudados separadamente.
Anatomia do esqueleto. O esqueleto de um ser humano adulto apresenta 206 ossos, constituídos de um tecido formado basicamente de uma matriz de fibras e proteínas (osteína), na qual se depositam sais de cálcio e fósforo, que conferem ao osso sua dureza característica.
Além da porção externa de substância óssea, cada osso dispõe de uma porção interna, a medula (vermelha ou amarela, conforme a proporção de gordura). Nas medulas vermelhas formam-se os elementos celulares do sangue. Quanto à forma, os ossos podem ser longos, como os dos braços e pernas, com extremidades ligeiramente arredondadas (epífises) e uma zona central (diáfise); curtos, como os do tarso; e planos, como os do crânio.
Os ossos estabelecem conexões entre si por meio das articulações. Estas, em função de seu grau de mobilidade, classificam-se em: imóveis, também chamadas sinartroses, como as da calota craniana; semimóveis ou anfiartroses, quando há movimentação reduzida entre os ossos que as compõem, como nas conexões invertebradas; e móveis ou diartroses, de grande mobilidade, como as do joelho e do ombro. As diartroses, pela natureza e importância de sua função, apresentam uma estrutura mais complexa, com várias partes: (1) cartilagens articulares, que cobrem as extremidades dos ossos e impedem o desgaste por fricção; (2) cápsula, constituída de fibras que vão de um osso a outro e mantêm a coesão do conjunto; (3) membrana sinovial, que se insere na região interna da cápsula e segrega um líquido viscoso (a sinóvia ou líquido sinovial), que lubrifica e nutre a cartilagem articular; e (4) meniscos e ligamentos, que reforçam a articulação.

Aula 02, questões no caderno !

0 comentários: