quarta-feira, 23 de março de 2011

Com a convocação feita pelo técnico Ney Franco, onde 3 dos jogadores foram revelados por clubes baianos, Gil e Sebá, jogadores do Cruzeiro, revelados por Real Salvador e ABB respectivamente, além de Fábio, jogador do Bahia, fica mais uma vez evidente a força das divisões de base no futebol baiano.

Grandes craques do futebol brasileiro que apareceram para o futebol foram revelados nas divisões de base dos clubes baianos, mas especificamente por Bahia e Vitória, por serem os de maiores estruturas.

Se fizermos uma lista destes jogadores, ela poderia ser dividida de duas formas, os que saíram da base, jogaram o profissional e viraram estrelas ou os que atuaram na base, saíram dos seus clubes por diversos motivos e estouraram em outro lugar.

Na primeira lista poderíamos começar, por exemplo, com os campeões mundiais, Dida, Vampeta e Júnior, ambos do Vitória, além deles, Charles Fabian, Marcelo Ramos e Uéslei revelados pelo Bahia. Se falarmos de jogadores das últimas gerações, podemos citar David Luis e Daniel Alves, ambos na Seleção Brasileira.

Na segunda lista também teremos outros campeões mundiais, Edílson e Bebeto (Vitória), além deles, Bruno César (Bahia), atualmente no Corinthians, Magno Alves (Ratrans), Guilherme (Real Salvador), atualmente os dois no Atlético -MG e como já citado anteriormente, os recém-convocados, Gil (Real Salvador), Sebá (ABB), que jogam pelo Cruzeiro.

A Federação Bahiana de Futebol é umas das poucas entidades que utilizam o campeonato Sub-20 para jogos de preliminar, adequando a competição ao Campeonato Baiano Profissional, com isso, podemos despertar o interesse do público por ver os futuros craques em campo e dar aos jovens talentos uma oportunidade de amadurecer mais rápido, atuando diante de suas torcidas,é lamentável que Feira de Santana(a capital do futebol baiano)venha na contra mão da história,e não permita que as preliminares sejam no Jóia...

0 comentários: