sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A Quem servem os "gatos"?


A cada dia, os times porte recebem dezenas de atletas, vindo das mais diversas cidades desse nosso grande celeiro que é o Brasil. de cada cem que tentou a sorte no lucrativo mercado da bola,sendo otimista direi que 50% estão fora de sua idade,são os chamados gatos (que deveria se chamar ratos), que estão por toda parte, jogadores nascidos em 89aparecem como “92” outros de 87 agora são 90 e pasmem, tem rato que nasceu em 1987 tentando a sorte na categoria infantil...é muita “cara de pau”.
Por traz de tudo isto, está se formando uma rede de “rateiros” especializados em fraudar registros e por conseguir os demais documentos, na maioria dos casos os pais, em alguns casos convencidos pelos filhos que já foram devidamente orientados pelos “rateiros” e pronto: Surge um novo atleta, alguns anos mais novo e com muito mais chances no futebol. Isto além de ser crime,,provoca uma tremenda injustiça com aqueles que se mantem retos, na sua idade norma, estes tem que ralar muito para conseguirem se firmar, na luta contra atletas biologicamente 3 ou 4 anos á frente no desenvolvimento da massa muscular,da biomecânica do potencial fisiológico , sem falar da experiência que conta no psíquico e no emocional.
Para revertermos este quadro, precisamos unir aos dirigentes que não concordem com esta pratica criminosa,as instituições esportivas inidôneas, as federações, e as autoridades judiciais e policiais, todos de forma que nos permita um poder de reação.
Para não ficar no campo da teoria eu proporia por exemplo a criação do CNAI (cadastro nacional do atleta irregular) uma forma de tornar público estas tentativas de disponibilizar aos clubes um elemento a mais de informações neste sentido.




Até a próxima.
Prof. Ailton Guimarães coord.tec. da base do Fluminense de Feira F.C

0 comentários: