terça-feira, 24 de março de 2015

Esporte como Educação.sem alienação.

Esporte na Escola
Na rede pública de ensino catarinense, o objeto de estudo da Educação Física são os macro conceitos de corporeidade e movimento, que se concretizam por meio dos conceitos de jogo, dança, ginástica e esporte, buscando “...ultrapassar as condições reinantes de consciência biologizante e eminentemente de performance, quer no âmbito individual, quer no coletivo, e se projete para uma consciência mais participativa e cooperativa, portanto cidadã” (Proposta Curricular de SC/98).
No espaço escolar dos sistemas de ensino é dever do Estado oportunizar programas esportivos extra-classe, e direito dos alunos a prática esportiva formal, de acordo com as regras internacionais das diversas modalidades, e a não formal, caracterizada pela liberdade e caráter lúdico desta prática, adaptada às condições dos educandos.
A política da SED possibilita a implantação de atividades que respeitam a cultura esportiva regionalmente, garantindo acesso e permanência no programa de inclusão social, criando condições objetivas de concretização com recursos financeiros e humanos, e encorajando a participação de todo contingente escolar, democratizando a prática esportiva.
       Ou seja, Esporte na Escola é um direito, e deve ser levado á sério, pelos gestores, pois se bem ministrado, serve de ferramenta, no processo educacional.

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