segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Educaçao começa em casa

A maioria dos pais com filhos pequenos vive no dilema de permitir ou negar. O medo de muitos pais de dizer não é dos filhos crescerem imaginando que os pais não os amam. Isso é um fruto imaginário que nos leva a errar na educação dos filhos e de formar adultos vulneráveis e sem limites. Muitas vezes somos conduzidos pelos próprios filhos a fazer tudo o que eles querem e quando negamos, somos submetidos a uma vergonhosa crise de birra. Uns batem os pés, já outros se jogam no chão em qualquer lugar.

O fato é que, dizer não normalmente é uma tarefa difícil, mas deve ser usada. Muitas vezes quando dizemos não aos filhos, sentimos pena e acabamos por fazer as vontades deles, mas está errado.
Os filhos devem ser educados sabendo que nem tudo que se quer se pode. Uma criança que cresce tendo tudo o que pede aos pais, não sabe dar valor ao que ganha e sempre quer mais. Normalmente essa criança será um jovem sem limites e um adulto sem referencial.

Dizer não aos filhos ao contrário que sentem a maioria dos pais é um ato de amor. Amar não é apenas cobrir os filhos de brinquedos e tudo mais o que eles queiram ganhar. Amar é saber corrigir e ensinar que na vida é necessário conquistar as coisas com esforço e isso exige dedicação.
Uma criança que aprende a ter limites cresce tendo consciência, auto-controle e responsabilidade. Para uma boa educação é necessário que os pais sejam de pulso firme não se deixando abater pelo choro ou pelas birras dos filhos mostrando o melhor caminho e ensinando regras, limites, horários e tarefas a serem cumpridas.

Aos pais que colocam limites e regras, terão filhos bem sucedidos moralmente e financeiramente, com objetivos e metas para cumprir. Aos pais permissivos, terão filhos ansiosos, agressivos que não se adaptam as leis, regras ou normas impostas pela sociedade, instabilidade profissional pelo fato de não se adaptar a regras e filhos vulneráveis.

0 comentários: